O Partido Socialista foi o grande vencedor das Eleições Autárquicas no concelho de Belmonte. O PS venceu em todas as frentes, conquistou a Câmara, a Assembleia Municipal, as quatro Assembleias de Freguesia e reforçou a sua votação.
Na noite eleitoral, António Dias Rocha reafirmou que a sua candidatura pretende resolver os problemas das pessoas e a população... entendeu que “não há espaço para projectos megalómanos”, mostra-se disponível para “resolver o problema das pessoas a tempo inteiro, até ao fim”. O candidato do PS à Câmara afirma que não andou a enganar ninguém “ao contrário de alguns adversários” e afirma que será “presidente de todos os belmontenses” os que votaram nele e os que não votaram.
O movimento Pessoas Pelo Concelho de Belmonte foi o grande derrotado destas eleições autárquicas, um resultado que o candidato à Câmara Municipal não esperava. Jorge Amaro afirma que “o povo quis penalizar a cidadania” e anunciou que não irá assumir o lugar de vereador na Câmara Municipal de Belmonte, “o povo tem o que merece e não há razão para contestar”.
Por seu lado o candidato da CDU à Câmara Municipal de Belmonte, Marco Melchior, afirma que "houve uma bipolarização nesta campanha eleitoral" e espera que os vencedores “olhem agora pelas pessoas do concelho, todas elas por igual”.
Quanto ao candidato do CDS/PP realçou o reforço da votação reconhecendo que "a expectativa não era muito grande". João Gonçalves deixou ainda os parabéns ao novo presidente da Câmara Municipal.
Para a Câmara Municipal de Belmonte o PS consegue quatro mandatos contra apenas um do movimento Pessoas pelo Concelho de Belmonte. António Dias Rocha foi eleito com 2298 votos (56,97%), o movimento Pessoas Pelo Concelho de Belmonte obteve 1064 votos (26,38%), a Coligação Democrática Unitária obteve 300 votos (7,44%) e o CDS/PP 103 votos (2,55%).
Para a Assembleia Municipal de Belmonte, a lista do PS encabeçada por Paulo Borralhinho obteve 2159 votos (53,5%) e elege nove deputados, a lista do movimento Pessoas Pelo Concelho de Belmonte, liderada por Anabela Pinto obteve 1174 votos (29,1%) elege cinco deputados e a candidatura da CDU liderada por Marisa Tavares obteve 403 votos (10%) manteve um deputado.
Para a Assembleia da União das Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre, José Mariano, candidato do PS, venceu com 1118 votos (51,12%) elege cinco deputados, o candidato do movimento Pessoas Pelo Concelho de Belmonte, Mário Rocheteau, obteve 723 votos (33,06%) consegue três mandatos e a candidata da CDU, Isabel Afonso obteve 208 votos (9,51%) elege um deputado.
Para a Assembleia de Freguesia de Caria, Pedro Torrão, candidato do PS, venceu com 653 votos (54,46%) elege seis deputados, o candidato do movimento Pessoas Pelo Concelho de Belmonte, Evaristo Duarte, obteve 423 votos (35,28%) consegue três mandatos e a candidata da CDU, Durinda Paiva, obteve 63 votos (5,25%).
Para a Assembleia de Freguesia de Inguias, o candidato do PS, David Velho, foi reeleito com 241 votos (59,65%) consegue cinco mandatos, a candidata do movimento Pessoas Pelo Concelho de Belmonte, Ivone Valério, obteve 117 votos (28,96%) elege dois deputados e o candidato da CDU, António José Ferreira, obteve 30 votos (7,43%).
Para a Assembleia de Freguesia de Maçaínhas, a candidata do PS, Carla Pais, foi eleita com 136 votos (55,74%) elege quatro deputados, a candidata da CDU, Diana Birra, obteve 62 votos (25,41%) elege dois deputados e a candidata do movimento Pessoas Pelo Concelho de Belmonte, Vera Cardoso, obteve 37 votos (15,16%) elege um deputado.
Foram os resultados divulgados pela Direcção-Geral da Administração Interna referentes ás Eleições Autárquicas no concelho de Belmonte, com uma abstenção de 39,3%, superior à registada nas Eleições Autárquicas de 2009 (34,8%).
In: Rádio Caria.
Sem comentários:
Enviar um comentário