sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Autárquicas Belmonte 2013

Para mais tarde recordar...
No concelho de Belmonte, são quatro os candidatos que concorrem à Câmara Municipal. A candidatura do Partido Socialista de Belmonte esteve ontem numa acção de contacto com a população na freguesia de Inguias. Com o eterno problema da localidade de Trigais, onde existe gente que não sabe ao certo onde votar se no concelho de Belmonte ou se no Sabugal, este foi um dos problemas transmitidos ao candidato à Câmara Municipal.
António Dias Rocha, sublinhou que a população está consciente de que "não há dinheiro para grandes obras". A política da candidatura do PS está virada para “resolver os pequenos problemas das pessoas, ouvir as pessoas e ir fazendo aquilo que o dia-a-dia permitir com os recursos disponíveis”. O candidato do PS está convicto que "a população do concelho vai acreditar no seu projecto e nas pessoas que o lideram". Para António Dias Rocha, o futuro presidente da Câmara de Belmonte terá de se preocupar "em primeiro lugar com as pessoas, criar emprego e aproveitar ao máximo os recursos existentes no concelho". A candidatura do Partido Socialista esteve ontem na freguesia de Inguias e encerra hoje a campanha eleitoral com um comício de encerramento na vila de Belmonte.
A candidatura independente “Pessoas Pelo Concelho de Belmonte” esteve ontem na freguesia de Caria, onde apresentou em formato multimédia o projecto para a construção do “Parque Temático e de Lazer de Caria”. O candidato Jorge Amaro pretende aproveitar terrenos que já são da autarquia a nascente da vila de Caria. O projecto está orçado em quatro milhões de euros e terá comparticipação de 75% dos Fundos Comunitários. O Parque Temático e de Lazer de Caria deverá englobar equipamentos das áreas do turismo, agricultura, aproveitamento hoteleiro e da restauração e dinamizar o comércio e serviços locais.
"Um projecto aliciante numa freguesia que não é secundária" refere o candidato à Câmara Municipal de Belmonte. O Parque Temático e de Lazer de Caria pretende “dar uma nova imagem daquilo que é o mundo rural, ao público jovem”. Para Jorge Amaro ainda é possível melhorar mas para isso “é preciso fazer obra e dar oportunidade para que haja uma oferta melhor e mais capaz no concelho de Belmonte”.
Esta semana acompanhamos também acções de rua da CDU e CDS/PP. Marco Melchior o candidato da CDU á Câmara de Belmonte afirma que não é contra as grandes obras, mas "somos realistas não enganamos as pessoas", são as pessoas que irão dizer "o que são grandes obras para elas". A Coligação Democrática Unitária está mais atenta "às carências da população".
Por parte do CDS/PP, o candidato à Câmara Municipal de Belmonte, João Gonçalves, sublinha que "o próximo presidente de Câmara deve ser uma pessoa ligada ás instituições", a Câmara "não pode ser só um servidor de dinheiro". O candidato defende "a criação de uma nova região de turismo da Beira Interior e Raia" para divulgar "as grandes potencialidades da região". 
As várias candidaturas expressaram durante as últimas semanas as suas ideias, projectos e contactaram com a população do concelho de Belmonte.
Para além dos candidatos à Câmara Municipal de Belmonte, á excepção do CDS/PP, as candidaturas apresentaram listas a todos os órgãos autárquicos do concelho de Belmonte.
Para a Assembleia Municipal de Belmonte, e seguindo a ordem dos boletins de voto, Anabela Pinto é a cabeça de lista do movimento “Pessoas Pelo Concelho de Belmonte”, Marisa Tavares lidera a lista da CDU e Paulo Borralhinho a candidatura do Partido Socialista.
Para a União das Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre Mário Rocheteau é o cabeça de lista do movimento “Pessoas Pelo Concelho de Belmonte”, Isabel Afonso lidera a lista da CDU e José Mariano a candidatura do Partido Socialista.
Para a Assembleia de Freguesia de Caria, Evaristo Duarte lidera a candidatura do movimento “Pessoas Pelo Concelho de Belmonte”, Durinda Paiva encabeça a lista da CDU e Pedro Torrão a candidatura do Partido Socialista.
Para a Assembleia de Freguesia de Inguias, Ivone Valério lidera a candidatura do movimento “Pessoas Pelo Concelho de Belmonte”, António José Ferreira encabeça a lista da CDU e David Velho a candidatura do Partido Socialista.
Para a Assembleia de Freguesia de Maçaínhas, três mulheres lideram as candidaturas, Vera Cardoso do movimento “Pessoas Pelo Concelho de Belmonte”, Diana Birra da CDU e Carla Pais do Partido Socialista.
No próximo domingo, os 6646 eleitores do concelho de Belmonte serão chamados ás urnas para escolherem os seus representantes no poder local. As 15 secções de voto do concelho irão funcionar entre as 08h00 e as 19h00.
54% dos eleitores pertencem á nova União das Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre que conta com 3600 eleitores inscritos nos cadernos eleitorais divididos por seis secções de voto, Caria com 2004 eleitores nas quatro secções de voto, Inguias com 687 nas três secções de voto e a freguesia de Maçaínhas com 355 eleitores nas duas secções de voto.
Quanto á ordenação dos partidos ou movimentos de cidadãos nos boletins de voto para o concelho de Belmonte, o movimento independente “Pessoas Pelo Concelho de Belmonte” vai surgir na primeira posição. No segundo lugar surgirá a Coligação Democrática Unitária e na terceira posição o Partido Socialista. O CDS/PP surgirá na quarta posição nos boletins de voto à Câmara Municipal de Belmonte, o único órgão autárquico ao qual o partido apresenta uma candidatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário