sexta-feira, 13 de julho de 2018

Feira Medieval de Belmonte 2018



Belmonte Medieval 2018 | 10 a 12 de Agosto
A muy distinta terra de Belmonte foi desde tempos imemoriais, um chão sagrado de nobres guerreiros. Falamos da saga dos Cabrais. Estavam dispensados da jura de lealdade a el-rei, pois a sua consagração ao reino era incontestável. O seu sacrifício e abnegação eram tidos como exemplo para todos os outros nobres cavaleiros de Portugal.
Tomai para vós estes nomes heroicos, de gente que colocou a sua vida e a espada ao serviço de Deus, de Sua Majestade, e do povo humilde deste chão pátrio que tanto defenderam.

1.º: Luís Gil Cabral (1365 - 1433)
1.º Senhor de Belmonte, defendeu este chão dos castelhanos que, ávidos de poder e tomados pela ganância, ultrapassavam as raias fronteiriças que nos separavam. E porque era preciso combater os infiéis da mourama, levou os seus homens para batalhar na expedição de Ceuta.
2.º Fernando Álvares Cabral (1394 - 1437)
2.º senhor de Belmonte, foi cavaleiro e criado do Infante D. Henrique. Pelejou a seu lado na tomada de Ceuta, no norte de África. E em Tânger, para assegurar a vida do Seu Senhor, o Infante deu o seu corpo às armas, caindo no campo de batalha. Cena representada no capitel da capela da Piedade na Igreja de Santiago.
3.º Fernão Cabral I (1427 – 1492)
1.º Alcaide de Belmonte, nomeado por el-rei D. Afonso V. Acompanhou Sua Majestade na Batalha de Toro, na ambição de ser rei de Castela. Gasto o alento de chegar a um trono peninsular, virou Portugal as esperanças para o mar. Seu filho, Pedro Álvares Cabral chegaria a terras do novo mundo – Brasil.
4.º João Fernandes Cabral (1467 - 1507)
2.º alcaide de Belmonte, foi um homens instruído na corte, em Lisboa, onde cursou com os grandes mestres judaicos. Combateu nas praças de Marrocos e regressou para ser senhor das terras de Belmonte e Covilhã. A ele (ou a sua esposa) se deve a notável janela manuelina do Castelo de Belmonte.

https://www.facebook.com/PlayBelmonte/

Sem comentários:

Enviar um comentário