As portagens chegam no dia 15 de Abril à Auto-estrada da Beira Interior (A23), mas continua a faltar muita informação para esclarecer devidamente os utilizadores.
A pouco mais de um mês, a localização de alguns dos 16 pórticos ainda não está definida, nem o calendário para a instalação dessas estruturas que hão-de recolher a informação necessária sobre os utilizadores da auto-estrada. A única certeza deixada pelo administrador da Scutvias, Levi Ramalho, é que "o pórtico de teste está a ser instalado junto ao nó da Lardosa e das instalações da Scutvias, onde será feita a recolha e tratamento de dados". O pórtico teste da Lardosa "é definitivo" e deverá começar a funcionar, em teste, "duas semanas antes da entrada em vigor dos postos de cobrança electrónica de portagem", a 15 de Abril.
Só dentro de dez dias, as Estradas de Portugal deverão ter em mãos a proposta definitiva sobre a localização dos postos de cobrança electrónica. São trabalhos pouco demorados que estão a cargo do consórcio constituído pela Brisa e pela espanhola Indra que fornecerão os pórticos. Existem também ainda muitas dúvidas relativamente ao regime de isenção para residentes. O administrador da Scutvias refere que “existe legislação onde está perfeitamente definida as isenções entre outros aspectos” e que “aguarda informações da Estradas de Portugal”. Neste momento “decorre apenas a instalação física do sistema”.
O dispositivo é idêntico ao da Via Verde, "quem não tiver esse dispositivo deverá efectuar o pagamento pela própria Via Verde, CTT ou outros organismos a indicar". Quanto ao valor a pagar na Auto-estrada da Beira Interior está definido “ronda os oito cêntimos por quilómetro para veículos ligeiros”.
O administrador da Scutvias refere ainda que a Brisa vai instalar na cidade de Castelo Branco, "um escritório para venda de dispositivos". Nesta primeira fase a scutvias vai também ter um escritório na sua sede na Lardosa, "para esclarecer os utentes" e reconhece que já recebeu “muitos pedidos de esclarecimento”. Declarações deixados ontem pelo administrador da Scutvias, Levi Ramalho, á margem da apresentação do Festival de Música da Beira Interior, promovido pela Scutvias.
Radio Caria
Sem comentários:
Enviar um comentário